Jardim vertical


Jardim vertical, dicas do que usar, quais espécies plantar e um tutorial completo para montar seu jardim vertical com garrafa pet passo a passo.

Muitas pessoas abrem mão do sonho de ter um belo jardim porque não tem espaço hábil para isso. Porém, a falta de espaço não é mais um problema para não se ter um jardim, basta pensar de uma forma diferente, ou seja, criar um jardim vertical.

Como Montar Um Jardim Vertical

O que plantar

Em geral qualquer planta pode ser usado num jardim vertical, porém, é importante avaliar as condições do ambiente. Observe qual a incidência do sol durante o dia, se a chuva atinge a área com frequência, se o vento é forte, se tem sombra enfim como será o dia a dia das plantas que estarão nesse espaço.

Escolha as espécies de acordo com essas condições, assim elas irão crescer e florescer de forma saudável. O tamanho das plantas também é importante, de preferência para as pequenas e médias, elas se adaptam melhor ao jardim vertical.



Algumas dicas de espécies

Quando o ambiente do jardim vertical é interno e com meia sombra as melhores espécies para escolher são as bromélias, aspargo, lírio da paz, avenca, asplênio, escolha de acordo com o tamanho do seu jardim.

Já para as áreas externas com mais sol a dica é apostar em plantas como a ixória, érica, lágrima de cristo, cinerária marítima, gerânio, liríope, heras e flores de época. Se preferir você pode cultivar no seu jardim vertical mudas de temperos como, por exemplo, manjericão, alecrim, salsinha e outros.

Uma oportunidade para quem sempre quis ter uma horta, mas achava que não tinha espaço para isso.

Use a criatividade para montar seu Jardim Vertical

Veja alguns exemplos de jardim vertical com garrafa PET.

 

Como montar um jardim vertical com garrafas pet



Aprenda como montar um jardim vertical usando garrafas PET.

Passo 1

Escolha a Parede. O jardim vertical feito de garrafas PET não deve ser montado em locais com pisos que não possam receber água, pois é impossível evitar o excesso de água usando uma única saída.

Passo 2

Lave as Garrafas. Escolha quantas garrafas achar necessário, mas lembre-se de que elas ficarão uma ao lado e embaixo da outra.

Passo 3

Corte as Garrafas. Faça um corte no meio de cada garrafa, o tamanho deve ser suficiente para o plantio da muda. Porém, não corte as laterais da garrafa para que o substrato não vaze.

Passo 4

Plante. O plantio deve ser feito dentro da garrafa, coloque primeiro algumas pedras e depois uma pequena camada de manta geotêxtil, para ajudar a drenar o jardim. Para finalizar coloque a planta e o substrato.

Passo 5

Fure a Garrafa. No lado oposto da garrafa faça um furo pequeno ou até três furos dependendo do tamanho do prego usado para isso. Esses furos ajudarão a escoar a água da planta evitando que ela se afogue.

Passo 6

Fixe-as na Parede. Escolha a melhor forma para fixar as garrafas na parede. Uma sugestão é pendurar as plantas como num varal, coloque as garrafas numa sequência.

Passo 7

Mantenha os cuidados com as suas plantas.

Amplie seu conhecimento sobre jardim vertical com os artigos como decorar um jardim e jardim com paisagismo.



Tags: