Como tingir massa de biscuit passo a passo


como tingir massa de biscuit

Como tingir massa de biscuit

Em mais um artigo da série Biscuit, ensinaremos passo a passo como tingir a massa de biscuit e também indicaremos as tintas mais adequadas para cada situação. Caso ainda não tenha lido os artigos anteriores não deixe de ler Como fazer massa de biscuit e Massa de Biscuit Comestível.

Tintas para tingir massa de biscuit

Para tingir a massa de biscuit pode ser utilizada uma grande variedade de tinta como tinta de tecido, tinta a óleo, tinta pva ou corante especial para biscuit. O corante tem uma grande vantagem sobre as tintas porque não meleca as mãos, porém se não tomar cuidado pode sobrar resíduo do pó e com isto manchar as peças.

Para tons fortes recomendamos que seja utilizada tinta a óleo.

Para tons claros recomendamos tinta para tecido.

Atenção a cor vermelha

Para conseguir um tom vemelho, é indicado o uso de corante universal. As marcas mais apropriadas para tingir a massa de biscuit são Xadrez, Globo e Suvinil.

A tinta a óleo vermelha tem um pigmento que modifica a consistência da massa, prejudicando o resultado do trabalho.



Passo a Passo para tingir massa de biscuit

Como tingir massa de biscuit

Como tingir massa de biscuit

Pegue uma porção de massa de biscuit e adicione tinta ou corante aos poucos, para que você possa acompanhar a mudança de tonalidade. O excesso de tinta também pode causar rachaduras no biscuit após a secagem.

Amasse a tinta dentro da massa até ficar totalmente tingida. Lembre-se que depois de seco o biscuit escurece de dois a três tons da cor inicial. Tenha isto em mente ao tingir a massa

Após tingir a massa de biscuit, coloque-a de volta no saco plástico e só retire a medida que for utilizar. Antes de utilizar não esqueça de se equipar com ferramentas para biscuit adequadas para o trabalho que for realizar.

Dicas sobre como tingir massa de biscuit

A massa de biscuit pode ser tingida antes da modelagem ou após a confecção das peças, porém recomendamos fortemente que você tinja antes de iniciar o processo de modelagem.

Atenção para a transparência. Para que a massa não fique transparente utilize um pouco de tinta a óleo branco de titânio. Esta tinta deve ser utilizada quando se trabalha com tons claros e com o branco propriamente dito. Caso você trabalhe diretamente com a massa que saiu do forno ela ficará transparente, é necessário que ela seja tingida de branco para que se obtenha a cor branca propiamente dita.



Tags: ,